Mercantilismo

Publicado em 22/05/2004

MERCANTILISMO

Maio/2004

Guarapuava - Pr


No sistema absolutista europeu entre o século XV, a nobreza tornou-se dependente do soberano e submisso a ele, passando a ocupar cargos na crescente "máquina burocrática". A burguesia, porém, deveria limitar-se a suas atividades econômicas e manter-se afastada de qualquer decisão política. Tudo dependia da autoridade do rei, até mesmo as atividades econômicas, que tinham por objetivo enriquecer a nação. Para isso, foi adotado um conjunto de idéias e práticas econômicas, denominadas mercantilismo.

No mercantilismo (1450-1750) a base econômica da maioria dos Estados Nacionais era o comércio. O poder econômico estava baseado no acúmulo de metais, com os quais se poderia cunhar moedas e incrementar a atividade comercial. O poder de um Estado Nacional era medido pela quantidade de metais acumulados. Além disso, era necessário fortalecer e proteger a produção interna contra a concorrência de outras nações. As práticas mercantilistas foram organizadas com esses propósitos.

Essas práticas diferenciaram-se de acordo com a produção de cada Estado Europeu. A Inglaterra e a França, por exemplo, procuravam desenvolver o comércio marítimo e as manufaturas. Já a Espanha, que encontrou muito ouro em suas colônias, consumia os produtos de outros países pagando com esse ouro. Essa prática Espanhola, posteriormente seguido por Portugal, arrasou a economia desses países, quando o ouro se esgotou.

Porém de maneira geral, o mercantilismo se define e caracteriza pelos seguintes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.