Investimento Estrangeiro de Portfólio

Publicado em 22/04/2003

Investimento Estrangeiro de Portfólio


1. Introdução

O investimento estrangeiro de portfolio no Brasil teve inicio em 1975 através do Decreto-lei 1401, sendo então criados as companhias de investimentos (Capital Estrangeiro) autorizadas a captar recursos no exterior com finalidade de aplicar em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras. Essa regulamentação foi importante para o avanço da abertura do mercado, porém gerando poucos resultados devido a competitividade de mercados alternativos.

Até fins de 1995, o governo brasileiro optou pela taxa de juros nacional maiores do que os juros internacionais, fazendo com que as empresas de maior porte recorressem a bancos internacionais para levantarem recursos necessários para suas operações. Como conseguem esse dinheiro, a custo baixo e o capital estrangeiro atraídos, são basicamente especulativos, a concorrência de produtos não acontece e as empresas de maior porte ganham duas vezes. A Flexibilização do investimento estrangeiro, conjugado com a renegociação da dívida externa, a implantação de reformas econômicas e o sucesso do programa de estabilização econômica de 1994, resultam na rearticulação do Brasil ao mercado de capital internacional, propiciando o ingresso de volumosos recursos externos.

Com a Resolução CMN 2689 que flexibilizou ainda mais as regras para o investidor não residente , simplificou as aplicações de investidores individuais permitindo que na captação de recursos no exterior que obtivesse sucesso.

As principais características da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.