Indústria Restringida

Publicado em 24/06/2003

Logo, a partir de 1907, houve uma aceleração da taxa de acumulação industrial, explicado por quatro fatores, a saber: a) expansão da capacidade para importar e o aceleramento da entrada de capital externo; b) aumento do número de imigrantes, após 1908; c) expansão da agricultura de alimentos, após 1906; e) aumento dos gastos públicos após 1907.

Porém, essa expansão é interrompida a partir de 1913, resultando assim na crise de 1914:

"As raízes da crise industrial encontram-se, em primeiro lugar, na perturbação financeira causada pela contração dos meios de pagamento, que resulta da corrida por divisas contra a Caixa de conversão. De outro lado, como as importações de bens de capital o indicam, o setor industrial após 1910 sobreacumulou. (Melo, 1982: p. 155)

A partir da I Grande Guerra, esse problema passou a ser resolvido, com uma maior exportação de produtos, industrializados, com carne, bebidas, produtores alimentares, têxtil etc. que até momento eram somente produzidos para o consumo interno, devido a chamadas "economias de guerra", quando se elevou o poder de competição externo da indústria, o que permitiu reservar uma fatia do mercado interno para a produção nacional.

A quebra da capacidade para importar defende, em certa medida, o capital industrial, que começa a se recuperar lentamente através de gradual utilização da capacidade ociosa. No momento em que os preços internacionais e internos tornam a subir…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.