Evolução do Sistema de Transporte em Curitiba

Publicado em 22/04/2003

Em relação a frota operante observa-se que a variação mais acentuada é em relação aos alimentadores que atuam na áreas onde concentram maior volume de demanda de passageiros, especialmente na periferia em uma camada de mais baixa renda. O acréscimo verificado no período 89/90 foi da ordem de 32,98%, enquanto que os interbairros ficaram na faixa de 10,95% de crescimento, sendo justificado com a implantação das linhas diretas ("ligeirinho") a partir de 1991, os quais, em algumas linhas, atuam nas mesmas dos interbairros. Inicialmente em 1991 com uma frota de 28 ônibus, com objetivo de dinamizar e descongestionar as demais linhas como os expressos e interbairros; Passando em 1994 a apresentar uma frota de 183 ônibus. Apresentando um grande investimento em transporte coletivo pelos órgãos responsáveis e pelas empresas privadas, verificando-se que o sistema de linhas diretas, com embarque e desembarque em nível foi um projeto que deu certo e está dando retorno; Onde o seu crescimento acumulado em apenas três anos, de 91 a 94, foi de aproximadamente 553,57%, apresentando o maior crescimento sobre as demais categorias, beneficiando a população por tratar-se de ônibus de maior velocidade e conforto.

O aumento total da frota ficou em torno de 7,47% no período, crescimento justificado com o decréscimo dos ônibus convencionais, expresso e desativação das linhas opcionais em 1992.

Os ônibus convencionais tiveram um decréscimo de 33,81% no período em sua frota, o que pode também ser justificado pela implantação de linhas diretas absorvendo algumas linhas convencionais, bem como a queda no número de passageiros, considerando que os ônibus convencionais atingem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.