Evolução do Pensamento Econômico

Publicado em 01/10/2003

Para Quesnay, somente efetua trocas aquele que dispõe de produtos supérfluos (excedente sobre a subsistência), por meio dos quais virá a obter o que melhor lhe convier. Ele colocava a produção de subsistência como pobreza homogênea, já que todos teriam apenas o suficiente. O excedente da produção agrícola sobre as necessidades imediatas é que permitirá o desenvolvimento do comércio, a existência dos artesãos e a organização governamental.

Segundo Quesnay, excedente é sempre excesso de produção sobre os custos diretos e indiretos de subsistência. Se subsistência é consumo de produtos agrícolas, o excedente é excesso de produção agrícola sobre insumos e subsistência, daí a sua conclusão de que apenas o trabalho agrícola é produtivo, no sentido de ser capaz de gerar excedente sobre os custos.

Quesnay considerou estéril a classe que comprava matérias-primas da classe produtiva para fabrico de bens, pelo fato de que a subida de preços que derivava da atividade dessa classe não era aumento de riqueza e sim a redistribuição devida aos agentes envolvidos no processo.

Já a agricultura paga as despesas necessárias à produção, e também produzia rendimentos e riqueza de bens.

Para Quesnay a classe estéril era útil, mas não produzia riqueza.

O QUADRO ECONÔMICO DE QUESNAY

Através da sua obra "Tableau Économique", O Quadro Econômico, Quesnay foi quem melhor sistematizou a nova visão da economia e que veio a servir de guia científico para a reforma econômica. Ele percebeu que para a restauração da política econômica…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.