Evolução do Pensamento Econômico

Publicado em 01/10/2003

O vácuo teórico e a incapacidade de gestão dos Estados Nacionais, fenômenos que se seguiram à crise pós-keynesiana, abriram espaço para os sempre ardorosos defensores do "Estado mínimo". A idéia de que o Estado tende intrinsecamente à ineficiência voltou com toda força nos discursos mais conservadores quando se evidenciaram os problemas de financiamento e gestão dos governos nos países desenvolvidos.

Já Hirst e Thompson, em Globalization in question: lnternational Economic Relations and Forms of Public Governance, procuram mostrar que a crise do "keynesianismo nacional", a partir dos anos 70, teve seus impactos magnificados pelo processo de globalização da economia. Com efeito, as "políticas de demanda", ou seja, as políticas nacionais voltadas ao incremento da renda e do emprego por meio de políticas fiscal e monetária - teriam como conseqüência uma taxa de inflação superior à dos países competidores.

Peter Drucker, em seu livro The New Realities (1982), invocando argumento de Adam Smith - pai do liberalismo clássico, nos faz uma divertida analogia entre o Estado e a figura pesada e sem agilidade de um elefante.

"Smith tinha pouco apreço por homens de negócio e menos ainda por individualismos. (Ainda assim) , ele não argumentava que o governo não conduzisse bem a economia. Ele dizia que o governo, por sua própria natureza, simplesmente não poderia conduzí-la. Ele não argumentava que elefantes não voavam tão bem quanto andorinhas. Ele argumentava que governos, sendo elefantes, não podiam voar."

9. A Cruz Keynesiana:

9.1. Um Modelo Simplificado de Equilíbrio do Produto, da Renda e do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.