Escravidão no Brasil

Publicado em 27/04/2006

A ESCRAVIDÃO DO BRASIL


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram um povo inculto, os índios. Os portugueses chegaram no Brasil com o objetivo de obter riquezas, mas os índios viviam em uma economia de subsistência. Os portugueses buscavam ouro e prata. Mas os índios não tinham ouro e prata para oferecer. Assim, o que acabou despertando o interesse dos portugueses, foi a abundância de pau-brasil. Durante o período pré-colonial (1500 – 1530), os portugueses desenvolveram a atividade de exploração do pau-brasil, árvore abundante na Mata Atlântica naquele período. A exploração do pau-brasil foi possibilitada pela sua localização, pois as florestas estavam próximas ao litoral, além da ajuda dos índios, com os quais os portugueses desenvolviam o escambo. Em troca de mercadorias européias baratas e desconhecidas aos índios, estes extraíam e transportavam o pau-brasil para os portugueses até o litoral, onde ficavam as feitorias.

Os portugueses precisavam garantir uma mão-de-obra eficiente e que tornasse a produção colonial barata e rentável. A alternativa encontrada pelos colonos portugueses foi a mão-de-obra escrava, sendo os índios os primeiros povos a serem escravizados. A escravização do indígena aconteceu a partir do momento em que a exploração em torno da atividade de extração do pau-brasil não foi mais possível. Os índios que foram escravizados pelos portugueses mostravam-se mais eficientes na execução de tarefas a que já estavam adaptados no seu modo de vida, como a extração e o transporte de madeira, do que nas atividades agrícolas. O uso de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.