ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

Publicado em 22/04/2003

O ponto de partida das reflexões teóricas sobre a relação custos-benefícios das trocas internacionais coincide com o da primeira corrente do pensamento econômico, o mercantilismo. Os primeiros pensadores mercantilistas enfatizaram como o comércio exterior poderia servir, unilateralmente, aos interesses do Estado colonialista dos séculos XVI e XVII. Da hipótese mercantilista das vantagens unilaterais6, a teoria básica evoluiu para a hipótese clássica dos benefícios recíprocos7, centrada nos princípios das diferentes vantagens absolutas e relativas reveladas pelas nações.

A versão da ortodoxia clássica, desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, passou por refinamentos e revisões desde o início do século XX, evoluindo desde então para evidenciar que as bases das vantagens competitivas das nações deslocavam-se progressivamente da diversidade estrutural de recursos naturais para os atributos construídos. Paralelamente, correntes estruturalistas passaram a pôr em cheque as hipóteses básicas dos benefícios recíprocos, nas décadas de 1950 e 60, sugerindo modelos de desenvolvimento substitutivos de imagens teóricas passaram a enfatizar os impactos macroeconômicos das trocas externas sobre as condições gerais dos crescimento e da estabilidade; no âmbito microeconômico, a ênfase têm recaído sobre as relações entre os processos de globalização e de transnacionalização das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.