Economia Colonial – 1770 – 1808

Publicado em 22/04/2003

Economia Colonial - 1770 - 1808


Introdução
 

A primeira metade do século XVIII foi um período sombrio para a agricultura brasileira, mas a sua situação melhorou e se tornou favorável após o ano de 1770.

Após a queda da mineração, no século XVIII, a agricultura da colônia de Portugal, o Brasil voltou a exercer novamente uma posição de destaque na economia brasileira, ocasionada pelo fluxo da população que passou a ter um grande interesse pelas atividades que estavam relacionadas com o cultivo da terra e estendendo mercados para seus produtos tropicais produzidos ou colhidos.

Entre os elementos que proporcionaram essa reanimação do setor agrícola está o desenvolvimento considerável da população européia no correr do século que estamos analisando, causando um incremento das atividades econômicas e relações comerciais em todo o mundo convergindo para a formação do embrião da era da revolução industrial. Os mercados internos se alargaram e seus produtos se valorizaram.

Todos os conflitos europeus que foram deflagrados desde a guerra de sucessão da Espanha, inclusive as guerras napoleônicas tiveram como justificativas, em última instância, os problemas dos mercados coloniais.

No final do século XVIII Lisboa se tornou o grande império do comércio colonial, e sua colônia americana, não seriam menos avantajados devido a sua posição privilegiada que ocupava no litoral, que era um local favorável às grandes rotas marítimas.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.