Desenvolvimento Econômico no Plano Cruzado

Publicado em 06/12/2004

Desenvolvimento Econômico no Plano Cruzado


O programa de estabilização de 28 de fevereiro de 1986 que promoveu uma reforma monetária que estabelecendo o cruzado como moeda nacional ficou conhecido como Plano Cruzado, cujo nome se deveu à moeda que veio substituir o cruzeiro, foi uma aposta audaciosa de seus autores: Dilson Funaro, Pérsio Arida, João Sayad e André Lara Resende.

O governo congelou os preços, fazendo a inflação cessar de um dia para o outro. O primeiro impacto sentido pela população foi o ganho real do poder de compra. Um consumo reprimido por décadas explodiu em supermercados, armazéns e empórios. Foi necessário impor o racionamento de diversos produtos, na tentativa de dividir a oferta para atender à demanda. A realidade era que o país não estava preparado para vestir e alimentar seus habitantes num padrão de consumo mais elevado: levaria algum tempo até que a indústria e a agricultura pudessem suprir esse aumento repentino.

Atos teatrais pipocavam por toda parte. Patrioticamente, "fiscais do Sarney(Presidente José Sarney)" encarregavam-se de vigiar os preços. Agentes do governo caçavam o boi no pasto, na tentativa de impedir a especulação. O país inteiro se mobilizou.

Para uma melhor análise do Plano Cruzado, vamos dividi-lo em três partes: O primeiro período irá de março a junho de 1986, o segundo irá de julho a outubro de 1986 e o terceiro irá de novembro de 1986 a junho de 1987.

1º Período: Cruzado I

O Plano Cruzado I é caracterizado por congelamento de preços e apesar de ser lançado na forma de um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.