Crise Financeira Russa

Publicado em 06/12/2004

Os paises que passavam pelo processo de transição estavam a criar e abrir novos mercados financeiros ao serem destino de um grande fluxo de capitais externos em busca de altos rendimentos tornavam-se, então, vulneráveis a choques financeiros externos. Aqueles que faziam parte da ex-URSS dispunham de uma estrutura institucional parecida com a da Rússia, e assim como os paises emergentes, sofreram através do mercado financeiro o ‘efeito contágio’ da crise.

Houve a diminuição na demanda por títulos desses paises em virtude da incerteza dos investidores quanto às condições econômicas nessa região. Pressões nas taxas de câmbio nominal, aumento do déficit fiscal e queda no nível das reservas destes foram registradas.

Após perderem grande parte de suas reservas defendendo seus respectivos câmbios os paises tiveram suas taxas de câmbio nominal desvalorizadas, assim como o Tajiquistão que teve seu câmbio desvalorizado em 37% (comparando-se abril de 1999 com julho de 1998). Em paises como o Kazaquistão e Tajiquistão o déficit fiscal aumentou 10% no primeiro e triplicou no último em 1998.

Com a crise, estes paises perderam parte significativa do mercado consumidor de suas exportações, já que estas eram destinadas, em grande medida, para o mercado russo.

Os paises emergentes e assim como aqueles que se encontravam em franco processo de abertura na década de noventa sofreram com a crise, através do ‘efeito contágio’ desta.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.