Ancora Cambial como Instrumento de Políca de Estabilização

Publicado em 22/04/2003

Fonte: International Monetary Fund, International Financial Statistics, 1995 Yearbook

A inflação que fechou o ano de 1988 em 108% de variação chega aos impressionantes 16% em 1989, com a adoção da ancora, por outro lado é nítida a apreciação do cambio real ano a ano e portanto o crescimento dos déficits comerciais. Como já exposto acima a distorção se deu pelo lado das importações que cresceram nestes 7 anos na ordem de 383% enquanto as exportações tiveram um pobre aumento de 67%. Nesta análise temos que considerar a queda do preço do petróleo no mundo durante estes anos (um dos principais produtos de exportação do México), mas mesmo assim os resultados não foram muito bons.

Outro ponto que devemos notar foi que a correção do cambio em 94 desencadeou a volta da inflação, com um patamar elevado em 1995. A memória inflacionária ainda estava acesa e a correção do cambio se deu em um ano que o país crescia 4%, a demanda se encontrava aquecida e o impacto da correção no cambio se transferiu para um ajuste dos preços internos. Outro ponto que nos chama a atenção é o fator de correção do cambio nominal, que foi 90% em 1995. Como o cambio real se apreciou em 42% naquele ano é possível de se apresentar um overshooting cambial naquele ano devido a desvalorização ter estado reprimida no país durante tanto tempo. Os resultados apenas nos mostram que a correção da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.