A História da Moeda

Publicado em 05/05/2005

No século XII, os dinares dos califas Fatímidas do Egito eram muito apreciados em todo o Oriente Médio, principalmente entre os mercadores sírios. Por isso, príncipes cristãos emitiram moedas de ouro que imitaram os dinares, nos reinos que haviam estabelecido na Palestina graças às Cruzadas. Inicialmente denominadas besantes sarracenos, as primeiras dessas moedas eram cópias grosseiras. Mas seu desenho aperfeiçoou-se pouco a pouco, até se tornar muito semelhante ao original - tão semelhante que, em 1250, o legado pontificado, escandalizado, lançou a anátema contra os maus cristãos que, para favorecer seu comércio, ousavam cunhar uma moeda em glória de Alá. Finalmente encontrou-se uma solução: substituiu-se o besante sarraceno por um curioso "besante da cruz", multo semelhante ao anterior, e que louvava, em árabe, a Santíssima Trindade e Jesus Cristo. Assim nasceu uma das mais piedosas moedas da cristandade... Dos negócios às finanças, passando pelos metais do Novo Mundo, as peripécias monetárias da Europa do Renascimento.

É COMUM considerar-se a moeda sob o ângulo de suas funções de unidade de conta, de forma de pagamento e de reserva de valor.. Padrão de medida para o conjunto dos bens trocados, a moeda gera um espaço social homogêneo, onde todos possuem a mesma referência para avaliar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.