A Era JK e o Plano de Metas

Publicado em 28/11/2006

Os economistas da época acreditavam que as áreas de energia e transportes eram os dois pontos de estrangulamento; obstáculos permanentes à criação de empresas e a circulação econômica de riquezas produzidas pela agricultura, mineração e indústria.

O governo justificava também o binômio de energia e transporte pelo fato de que: nenhum acelerado processo de desenvolvimento econômico se pode verificar em uma região que falte energia e transporte. Ou seja a formação de riquezas e sua concentração em atividades industriais de alta produtividade só se podem efetuar rapidamente depois que um povo consegue construir infra estrutura de seus serviços básicos de energia e transporte.

Para o governo da época o consumo de energia, quer fosse elétrica ou combustível era um índice final e característico do padrão de vida, conforto e felicidade dos povos evoluídos. A multiplicação da potência em máquinas à disposição dos trabalhadores da indústria e do campo é a condição principal de um acréscimo de produtividade capaz de elevar um povo a novos horizontes de conforto material.

Segundo o próprio livro de Juscelino:

"A criação de grandes estruturas industriais para a exploração das fontes naturais de energia é a condição necessária para a economia dessa exploração e para a expansão dos consumos energéticos."

Este assunto também é explanado pelo professor e técnico da época Meiller

"O Brasil deve…

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