A Economia Primário Exportadora e suas Origens

Publicado em 22/04/2003

No início da República já se havia formado o que se chamou de pensamento industrialista. Na década de 1.880 fora criada a Associação Industrial, composta por empresários que defendiam a necessidade de maior industrialização da economia nacional.

Logo em seu início, o governo republicano procurou incentivar atividades industriais, através de uma política monetária que fez aumentar a moeda circulante no país. Tomou também medidas de protecionismo alfandegário e de incentivo ao mercado interno. Com isso, entre 1.890 e 1.895, foram instaladas 452 novas fábricas.

O crescimento industrial concentrou-se no então Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, principalmente. Essa concentração indicava uma pendência que iria acentuar-se cada vez mais, com o correr dos anos. A indústria açucareira concentrava-se nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.

Nessa época, o valor da produção nacional já ultrapassava o valor das importações de produtos industrializados.

Em 1.907, 73,25% das indústrias eram movidas com o emprego do vapor, 21,87% com energia hidráulica, 4,29% com querosene, 0,47% com gás e apenas 0,14% com eletricidade.

Embora estivesse em desenvolvimento acelerado, a indústria nacional não conseguia atender a uma boa parte do mercado interno. As próprias atividades industriais levavam à importação de bens e equipamentos produzidos no exterior. E os recursos obtidos pela exportação eram, fundamentalmente, devidos à venda de produtos vegetais e animais não-industrializados ou apenas beneficiados.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.