A Economia da Informação

Publicado em 22/04/2003

A Economia da Informação

1º trimestre / 2002

A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da Internet de Carl Shapito e Hal R. Varian, Editora Campus.

RESUMO

Contrariando todas as apostas que surgiam no mercado, a tecnologia avançou extraordinariamente, mas não chegou a mudar as leis da economia. A era da informação apenas introduziu um novo bem na economia: os chamados bens da informação (tudo o que é digitalizável, codificado com um fluxo de bits – bases de dados, revistas, filmes, músicas, cotações diversas, etc.). Uma particularidade chama a atenção: "a informação é cara de produzir, mas barata para reproduzir", o que causa altos custos fixos, mas baixos custos marginais. Dessa forma, o custo da informação deve ser fixado de acordo com seu valor, não com o custo de produção, uma vez que a escala do consumo dilui o primeiro custo.

Convivemos com uma sobrecarga de informações, o que favoreceu o desenvolvimento do gerenciamento da atenção do consumidor. O fornecedor deve se preocupar em localizar, filtrar e comunicar o que é útil para o consumidor, traduzindo a riqueza da informação em algo que possua valor econômico. Dessa forma, a venda da informação poder ser diferenciada quanto a preços e direcionada a diferentes consumidores, conforme o quanto cada um deles esteja disposto a pagar pelo produto. Essa diferenciação de consumidores leva a criação de versões orientadas a diversos segmentos de mercado. No sentido de realizar essa definição, as empresas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.