A Crise Argentina em 2002

Publicado em 22/04/2003

CRISE ARGENTINA


Diante de um processo de recessão econômica, que já dura mais de três anos, a Argentina está colhendo os resultados de uma sucessão de erros político-econômicos e da aplicação das receitas do FMI (Fundo Monetário Internacional) durante dez anos.

A partir de uma análise compacta da década passada, podemos constatar a tentativa de sustentação da moeda nacional Argentina, visto que o país necessitava atrair dólares. Para concretizar tal atitude, houve uma liberação das importações, o pagamento de altas taxas de juros aos capitais especulativos internacionais e um selvagem processo de privatização, que atingiu todos os setores, como, por exemplo, a Previdência Social que já é 80% privada, resultando numa divertida brincadeira para os investidores. Este contexto foi iniciado em 1991, quando o então Ministro das Finanças de Carlos Menem, Domingo Cavallo, estabilizou a economia atrelando o valor do peso argentino ao dólar, por meio da chamada Lei da Conversibilidade, em vigor até meados do ano passado, na busca insaciável de conter a brutal inflação.

Ao nomear Cavallo como "superministro", o ex-presidente Fernando de la Rua foi, no mínimo, antidemocrático, pois além da semelhança com um golpe de Estado, ele recolocou no governo um político já desgastado por mobilizações populares, em gestões anteriores. Aliás, os cidadãos argentinos, diante da Crise (situação de conflito e desordem de alguma parte do nosso funcionamento normal que é determinante da sua continuidade ou da sua modificação, apontando para uma situação de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.