Violência Urbana

Publicado em 22/04/2003

Pena de morte - sim ou não? Eis um tema inesgotável, cuja discussão é retomada a cada crime hediondo que se repete. Nada revolta mais o ser humano do que saber que um semelhante foi torturado, vilipendiado, humilhado e barbaramente assassinado. Nessas ocasiões é comum as pessoas manifestarem reações do tipo olho por olho. Passada a fúria, põem-se a analisar mais razoavelmente o crime e as circunstâncias.

Quando utilizar a pena de morte? Ela pode inibir o criminoso ou intimidar os criminosos potenciais? Até que ponto? Será mesmo que a pena de morte faz justiça, ou uma vingança?

Falamos em legalização porque a pena de morte extralegal já se encontra institucionalizada na sociedade brasileira há muito tempo.

Em São Paulo, por exemplo, a polícia mata e divulga o número de assassinatos cometidos por seus integrantes: só em 1992 foram mais de 100 detentos massacrados no presídio de Carandirú.

Se a pena de morte tivesse algum conteúdo intimativo, ou seja, funcionasse como elemento de prevenção geral, os delitos violentos no Brasil apresentariam índices cada vez menores. Mas as incidências negariam essas hipóteses.

Na verdade, grande parte da responsabilidade pelo aumento dos índices de criminalidade pode ser creditada à propaganda direta da violência graças ao poder da mídia eletrônica. Ultimamente passam tantas cenas chocantes que já não nos assusta tanto quanto antes, se trona uma rotina que faz com que acostumamos com esta violência.

Mas não é só isso, temos uma polícia despreparada, uma magistratura e um ministério público muitas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.