Violência Doméstica Contra a Mulher como Consequência da Sociedade Patriarcal

Publicado em 21/08/2014

A Lei 11.340/2006 extraiu do caldo da violência comum uma nova espécie, qual seja, aquela praticada contra a mulher (vítima própria), no seu ambiente doméstico, familiar ou de intimidade. Nesses casos, a ofendida passa a contar com precioso estatuto, não somente de caráter repressivo, mas, sobretudo, preventivo e assistencial, criando mecanismos aptos acoibir essa modalidade de agressão. 63

A Lei não quis deduzir que somente a mulher é a possível vítima de violência doméstica, haja vista, que conforme a redação do § 9º do artigo 129 do Código Penal (que já foi referida), e que não balizou quem é o sujeito passivo de tal lesão corporal, envolvendo, assim, ambos os sexos.

Em analogia isto Hirigoyen disserta que:


A violência não tem sexo. As mulheres também sabem ser violentas e, quando podem, utilizam, tanto quanto os homens, os instrumentos do poder. Com mais frequência, porém, a violência física das  mulheres é reativa. A maior parte das que mataram o cônjuge o fizeram em um contexto de proteção ou de legítima defesa diante das violências de que estavam sendo vítimas. A maioria dos homens violentados por sua companheira são homens que não apresentam nenhuma patologia especial e têm a característica de não ser, de forma alguma, machões.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.