Vigiar e Punir

Publicado em 06/07/2004

A aplicação da disciplina nestes modelos de encarceramento exige um modo de vigilância constante. Vigilância que se torna uma engrenagem específica do poder disciplinar, que tem por objetivo corrigir e apurar as condutas que os grandes códigos consideram de menor gravidade.

O que agora é imposto à justiça penal como seu ponto de aplicação, seu objeto "útil", não será mais o corpo do culpado levantado contra o corpo do rei; não será mais tampouco o sujeito de direito de um contrato ideal; mas o indivíduo disciplinar. (Foucault, 2003, p.187)

É lógico que o suplício completa um processo que foi comandado pela Inquisição.

Na visão de Foucault, o nascimento da prisão como aplicação da lei penal, marca um momento importante da história das penas: seu acesso à humanidade. Esta forma de pena onde se pretende uma justiça igualitária (pena das sociedades civilizadas) nasce com alguns problemas graves, que com certeza, representarão seu fracasso.

Trata-se de um castigo igualitário visto que a liberdade tem o mesmo valor para todos. No entanto sua reforma é inevitável, pois esta idéia faz parte da história da prisão desde sua criação. Vários foram os estudos, ao longo dos tempos para criar condições de fazer a instituição prisão funcionar.

"Instituições completas e austeras", dizia Baltard. A prisão deve ser um aparelho disciplinar exaustivo. Em vários sentidos: deve tomar a seu cargo todos os aspectos do indivíduo, seu treinamento físico, sua aptidão para o trabalho, seu comportamento cotidiano, sua atitude moral, suas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.