Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão – Michel Foucault

Publicado em 08/11/2004

Para Foucault, constituiram a reclusão, o internamento, o isolamento um dado secundário que derivava de uma função primária, diferente conforme o caso, mas eram justamente esses mecanismos a princípio funções de exterioridade que são entendidos assim como a parte visível que os dispositivos da prisão organizam.

O autor avança na análise prisional, se antecipa em relação a outros autores, pois aponta esta instituição completa e áustera como um local para o estudo das relações do poder e conhecimento, e não como uma organização burocrático-administrativa. Esta nova história considera as instituições como um sistema de dominação e resistência, ordenado por complexos rituais de troca e comunicação. Foucault aponta que as prisões se tornam objetos históricos significativos quando nos mostram, no rigor de seus rituais de poder, os limites que governam o exercício do poder.

Das prisões estão vasando apenados e os sobreviventes, servem de hospedeiros de milhares de infecções contraídas no convívio intracárcere. Cabe sugerir uma reforma no sistema prisional, com o intuito que ele funcione em conformidade com seu fim.

O desaparecimento do suplício abordado pelo autor exibe um enfraquecimento do executivo penal com relação ao corpo do apenado: ao mesmo tempo aniquila-se a doença e o doente. A retrospectiva dos suplícios até a contemporaneidade marca um Estado doente e altamente comprometedor da conduta de vida do indivíduo. A marca a ferro quente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.