Vícios de Consentimento

Publicado em 22/04/2003

Sabemos que a vontade é a alma de todo e qualquer ato jurídico, figurando como o elemento mais importante para sua configuração, sendo que se não houver o consentimento manifestado o negócio sequer chega a existir. Porém, há casos em que a vontade, apesar de estar presente, não representa o verdadeiro desejo de quem a manifesta, pois encontra-se deturpada por um fato ou circunstância que a desvia do verdadeiro interesse subjetivo do declarante. A este fato ou circunstância denominamos de vício do consentimento. Tais vícios caracterizam-se justamente por provocarem um descompasso ou desnível entre o consentimento declarado e a verdadeira vontade interior do indivíduo.

Para o Código, portanto, o ato jurídico é uma modalidade do fato jurídico. A validade do ato jurídico requer vontade livre, agente capaz, objeto lícito e forma prevista em lei.

Os atos jurídicos, entretanto, podem ser anulados por vícios que atingem de vontade do agente ou quando celebrados com intuito de prejudicar interesses de terceiros. Assim, são anuláveis os atos jurídicos quando realizados por três elementos capazes de acarretar nessa discordância: Erro, dolo e coação ( arts. 86 a 101 do CC).


Erro
: Arts. 86 a 91 do CC

obs.: Apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza; Erro acidental; Erro substancial; Ignorância


Ignorância

Do latim ignorantia.

Ausência de conhecimento. Não se confunde com o erro, este o conhecimento falso, equivocado. No erro o conhecimento é falso; na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.