Uma Proposta de Rito Processual à Luz da Constituição Federal e dos Princípios do Direito Administrativo Disciplinar Militar

Publicado em 16/10/2009

A necessidade de tal divisão torna se evidente, em razão de os princípios do Direito Administrativo Comum não serem suficientes para dirimir as questões de matéria disciplinar. Com a nova constituição, o Direito Administrativo Disciplinar toma forma e definição, alimentando se das disposições do Direito Administrativo Comum até o limite em que tais disposições não comprometam a ampla defesa e o contraditório constitucionalmente garantidos.

Para avaliarmos a relativa autonomia do Direito Administrativo Disciplinar, do seu correlato comum, basta considerarmos a incompatibilidade de alguns princípios deste, ante o mandamento constitucional de observância do contraditório na esfera administrativa. Como ilustração, basta considerarmos o princípio da desigualdade jurídica entre a administração e o administrado, perfeitamente aplicável no Direito Administrativo Comum, porém incompatível com a regra da magna Carta.

A aplicabilidade do contraditório aos acusados, na esfera administrativa, pressupõe a igualdade entre as partes litigantes qual seja a administração acusadora e o servidor ou particular acusado. Vê se então que enquanto um postulado proclama a desigualdade, o outro impõe a igualdade, tal incompatibilidade de princípios, num mesmo ramo de direito, impõe no mínimo, a diferenciação de seus objetivos.

 

1.2.2. Do Direito Administrativo Disciplinar Militar

O Direito Administrativo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.