Tutela Antecipada e Ações Declaratórias

Publicado em 23/10/2006

Em regra, o autor é legitimado para requerer a concessão da tutela antecipada, porque é o autor quem deduz pedido e a antecipação será dos efeitos daquele pedido.

Porém existem outros sujeitos processuais que são assemelhados ao autor, pois também deduzem pedido, podendo, por extensão, requerer a tutela antecipada.

É o caso do réu na reconvenção, nas ações de natureza dúplice ou nas ações em que se admite pedido contraposto, pois nestes casos, o réu, na demanda secundária, requer algo em face do autor, equiparando-se à figura de um verdadeiro autor.

Também o réu, quando é autor da ação declaratória incidental, desde que tenha oferecido contestação, assume posição ativa no processo, podendo requerer a antecipação dos efeitos de seu pedido incidental.

Quando é o recorrente, o réu pode requerer a tutela antecipada, pois neste caso "estará havendo uma antecipação dos efeitos de um eventual e provável provimento de recurso".

Também são legitimados os assistentes do autor ou do réu em posição ativa, sejam simples ou litisconsorciais. O assistente simples, todavia, somente poderá requerer a antecipação dos efeitos da tutela se não for contra aos interesses do assistido, pois não pode se opor a este. Já o assistente litisconsorcial tem liberdade ampla para requerer a antecipação, ainda que contra a vontade do assistido, porque também é parte.

Ainda, na intervenção de terceiros, pode requerer a tutela antecipada, o opoente em face dos opostos, pois…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.