Tributação e Cidadania, um Pressuposto Fático ou Utópico?

Publicado em 29/10/2005

TIRBUTAÇÃO E CIDADANIA, UM PRESSUPOSTO FÁTICO OU UTÓPICO?


O assunto referente a tributos é sempre controverso e gera questionamentos, principalmente, por parte daqueles que desejam ver seus direitos observados e os benefícios concretizados pelos órgãos governamentais, porém é fato notório que no Brasil a carga tributária é extremamente alta, sem que exista, paradoxalmente, um atendimento adequado, minimamente digno, das necessidades do cidadão contribuinte.

Neste sentido nota-se que a contribuição tributaria exigida pelo Estado em busca de angariar recursos para manter a estrutura administrativa, e assim, gerar cidadania e justiça social, vez que, nem sempre trilha pelos caminhos dos princípios constitucionais, que dentre outros, estabelece o princípio da legalidade e o principio da capacidade contributiva do cidadão. Portanto, trata-se de direito fundamental do cidadão contribuinte junto ao Estado, através de um conjunto de deveres e direito frente ao fisco brasileiro.

A relação jurídica tributária que se estabelece entre o fisco e o cidadão deve ser contemporaneamente pensado sob dois prismas. Do ponto de vista dos efeitos desta relação jurídica podemos dizer que ela é unilateral porquanto o cidadão-carente é protegido neste liame pela intributabilidade do mínimo existencial, isto é, o cidadão-carente na cidadania fiscal unilateral tem unicamente a posição de sujeito credor da solidariedade do Estado e o Estado tem unicamente a posição de sujeito devedor desta solidariedade. Já na cidadania fiscal bilateral a relação jurídica entre Fisco e cidadão-contribuinte…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.