Tribunal do Júri

Publicado em 16/11/2004

O Tribunal do Júri


I – HISTÓRICO

O Tribunal do Júri remonta à Grécia, há 2.500 anos. Aristófanes em sua peça As Vespas, estreada em 422 a.C. em Atenas, já discutia os méritos e defeitos dessa instituição, e tece na mesma implacável sátira ao sistema atenienses de tribunais do júri.

Desenvolvido na Inglaterra, após a abolição das ordálias e os juízos de Deus pelo Concílio de Latrão, o júri estendeu-se ao continente europeu, através da França, com a Revolução Francesa de 1789.

Surgiram assim, dois sistemas: o britânico, pelo qual os jurados decidem de fato e de direito, ante a formulação de um único quesito, se o réu é culpado ou inocente, e o francês, no qual os jurados decidem de fato, ficando a cargo do Juiz togado, que o preside, a decisão de direito, conforme o veredicto dos jurados na quesitação a eles formulada, assim sendo o sistema inglês basilar do júri no Brasil.

A instituição do júri teve origem em nosso país pela primeira Lei de Imprensa, através do Decreto Imperial de 18.06.1822, com competência exclusiva para julgar os delitos de imprensa, comportando apelação do julgamento para o Príncipe Regente.

A Constituição do Império, de 25.03.1824, consagrou a independência da instituição do júri, estabelecendo que fosse ela composta de juízes e jurados, estatuindo que "os jurados pronunciam sobre os fatos, e os juízes aplicam a lei."

Mais tarde, o Código de Processo Criminal do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.