Tratados Internacionais – Da Entrada em Vigor e Tratado em Vigor

Publicado em 05/08/2006

4) Ingresso Mediante Adesão

Apenas os Estados que assinaram um tratado multilateral é que devem ratificá-lo; no caso de países que posteriormente desejarem ser parte nele, o recurso é a adesão ou a aceitação. Alguns autores buscavam diferenciar a adesão da aceitação, mas hoje em dia essas palavras devem ser consideradas sinônimas. A exemplo do que ocorre com os tratados assinados, a adesão ou a aceitação é feita junto à Organização ou ao Estado depositário. Trata-se do instituto do consentimento do organismo internacional em relação a tratado já existente, cuja natureza jurídica, não difere da ratificação, pois se trata da firme manifestação da vontade no sentido de aderir ou ingressar no domínio jurídico do protocolo existente. O aderente é, em geral, País que nem aderiu tempestivamente nem negociou, nem assinou o pacto respectivo e que, por esta circunstância específica, não pode ratificá-lo. Mas, como o seu objeto é do interesse do seu Estado, decide nele tomar parte, o que pode ser feito por via da adesão. Em outros casos menos comuns, trata-se de Estado que negociou e firmou o pacto, mas que perdeu o prazo para ratificá-lo e que se valem da oportunidade concedida aos não signatários, para tornarem-se parte, mediante adesão. Nos tratados multilaterais celebrados sob os auspícios das Nações Unidas ou da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.