Transação Penal

Publicado em 05/08/2006

Genacéia S. Alberton, também segue esse posicionamento:

A transação é direito público subjetivo do autor da infração, se presentes as condições para a sua proposta. Por esse motivo, não está na livre vontade do Ministério Público propor ou não a transação. Senão o fizer, caberá motivar a ausência de proposta.

(ALBERTON, Genacéia S. Juizado Especial Criminal: Avanços e Retrocessos. Transação Penal... Revista dos Tribunais, São Paulo, v.753, p. 453, jul., 1998)

1.1 IMPOSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DA PROPOSTA PELO AUTOR DA INFRAÇÃO

Conforme acima exposto, o legitimado exclusivo para o oferecimento da proposta de Transação Penal é o órgão do Ministério Público.

No entanto, uma corrente, seguida por Luiz Flávio Gomes, Ada Pellegrini Grinover, António Scarance Fernandes entre outros, entende que observando o princípio da isonomia e a informalidade da audiência de conciliação, não existe nenhum óbice para que o autuado, assistido por seu advogado, apresente eventual proposta de aplicação de pena não privativa de liberdade.

Todavia, não é essa a posição da corrente majoritária, a qual entende que a Transação Penal não é um direito subjetivo do autuado, de modo a possibilitar a formulação do acordo pelo autor do fato, mesmo contrariamente à vontade do Promotor de Justiça. Trata-se de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.