Transação Penal

Publicado em 05/08/2006

Quando o membro do Ministério Público toma conhecimento da infração de menor potencial ofensivo e, após analisar se o autuado fazjus, propõe a Transação, o Promotor de Justiça não está desistindo ou renunciando ao ius puniendi, mas, em função da discricionariedade regrada, está pleiteando pretensão diversa da acusatória.

De outro lado, o autuado, quando aceita a proposta de transação formulada pelo Ministério Público, não está reconhecimento a sua culpa pela infração, mas está se utilizando de uma técnica de defesa, haja vista que caso tentasse buscar no nebuloso e incerto processo a escusa de sua culpa pela infração, correria o risco enfrentar o malogro e ser submetido ao cumprimento de uma pena de maior gravidade.

Por sua vez, o juiz, em que pese não possa interferir no mérito do acordo penal, como titular do direito de punir, deve verificar se a proposta respeitou os requisitos legais, bem como individualizar a pena alternativa.

Posto isso, a natureza jurídica da Transação Penal é ser um "ato processual complexo", em função de envolver a atuação obrigatória do Ministério Público, caso o autuado façajus ao acordo penal; a escolha do autor do fato em cumprir a pena alternativa, e o controle da autoridade judiciária na análise dos requisitos e individualização da sanção.

3 PRESSUPOSTOS DA TRANSAÇÃO PENAL

Da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.