Trabalho Escravo Até Quando?

Publicado em 16/11/2004

Aliás, lamentamos que a Justiça do Trabalho tenha, há tempos, deixado de ser órgão Judiciário de Vanguarda, para tomar o leme do retrocesso. A cada dia (e isto muito nos tem preocupado) as decisões trabalhistas sobremodo as das instâncias superiores, têm agredido o Direito e negado ao trabalhador a efetiva tutela jurisdicional. As relações de trabalho estão ai, sendo minados e destruídas paulatinamente. O desemprego cresce e a justiça do trabalho vai perdendo a sua identidade. É hora, de fato, de haver uma mudança estrutural no órgão. Mas para tanto, não é necessário extingui-la eis que ela continua necessária e imprescindível à paz social. Transformá-la em Justiça Federal, com varas especializadas, é uma opção.

Essas, portanto, nossas sucintas considerações, possíveis de criticas e maiores aprofundamentos.

3.3. TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL DE HOJE

A escravidão contemporânea é diferente daquela que existia até o final do século 19, quando o Estado garantia que comprar, vender e usar gente era uma atividade legal. Mas é tão perversa quanto, por roubar do ser humano sua liberdade e dignidade. E ela não se resume à terra de ninguém que é a região de expansão agrícola amazônica, mas está presente nas carvoarias do cerrado, nos laranjais e canaviais do interior paulista, em fazendas de frutas e algodão do Nordeste, nas pequenas tecelagens do Brás e Bom Retiro, da cidade de São Paulo.

A nova escravidão é mais vantajosa para os empresários que a da época do Brasil-Colônia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.