Tortura no Direito Penal Brasileiro

Publicado em 30/06/2005

No que tange à América Latina e ao Brasil, a prática da tortura e dos maus tratos sempre esteve presente nos trezentos anos de período colonial. Da descolonização dos anos 1800 até meados de 1850, grosso modo, a prática da tortura restringiu-se aos escravos.

O tema voga à tona quando no momento da instauração dos governos militares nos países latino-americanos, em meados de 1960-70.

No Brasil, no entanto, execuções extrajudiciais se perpetuavam ao não-escravos desde a Confederação do Equador (1817), quando Frei Caneca foi executado. A Sabinada, na Bahia (1831-1837), a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul (1835) e a Balaiada, no Maranhão (1838-1841), adicionam-se ao exemplo acima mencionado. Além disso, houve graves denúncias de torturas durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

Os períodos militares na América Latina e Brasil configuram-se no apogeu no tema tratado. As torturas mais comuns sofridas pelas vítimas foram:

  • Capuz: causa tortura física inesperada e tortura psicológica (o torturado fica incapacitado de ver de onde vem os golpes);
  • Formas de Imobilização: utilizada nos intervalos de outras formas de tortura com o objetivo de causar esgotamento físico (segurar pesos nos braços, equilibrar a sola dos pés em latas cortantes);
  • Espancamento: murros e pontapés aplicados em regiões como rins, estômago e diafragma;
  • Corredor Polonês: filas paralelas de torturados formando um caminho obrigatório para a vítima passar;
  • Telefone: aplicação de tapas com ambas as…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.