Tópicos de Processo Civil

Publicado em 16/03/2007

Inaugurou-se a fase cientifica do processo civil no final do século XIX, com os estudos de renomados juristas alemães, como Bernhard Windscheid, Theodor, Muther e Oscar Von Bulöw. Da celebre polemica travada entre os romanistas Wincheid e Muther, a propósito do conceito de actio, resultou a demonstração de que a ação não se confundia com o direito material, enquanto entendida como o exercício de um direito publico a tutela jurídica (Muther), distinguindo-se portanto do direito material oponível ao adversário através das pretensões – Anspruch (Windscheid).

Foi se consolidando a partir de então o conceito processual da ação, como direito subjetivo publico, autônomo, instrumental, abstrato e condicionado. Direito subjetivo publico porque a ação é exercida contra o Estado, que tendo proibido a autotutela, assumiu em contrapartida o dever de prestar a jurisdição. Autônomo, porem instrumental, porque embora a ação não se confunda com o direito material, existe para assegurar a efetividade ao direito material em situações de conflito.

Abstrato porque o direito de ação independe do autor ter ou não razão no que pretende, tanto que o direito de ação pode ser satisfeito no processo, sem que seja satisfeita a pretensão. Por fim, considera-se a ação como um direito condicionado no plano de sua eficácia, porque a prestação jurisdicional que se busca se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.