Teoria Geral dos Recursos

Publicado em 22/04/2003

Os Professores Nelson Nery Junior e Rosa Nery, afirmam que o dispositivo é desnecessário, devido o art. 515 , parágrafo primeiro, do CPC, porém em sentido contrário, o Professor Barbosa Moreira, sustenta que é equívoca a posição acima expendida, entendendo que os arts. 515 e 516 aplicam situações diversas:

O art. 516 diz respeito a questões anteriores à sentença, mas eram passíveis de apreciação ( em decisão interlocutória).

QUESTÕES DE FATO NÃO INVOCADAS POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR : ART. 517

A alegação será feita nas razões ou nas contra-razões de apelação, ou, ainda, por meio de petição ao relator ou ao órgão julgador do recurso.Cumpre à parte demonstrar a força maior no momento da argüição, cabendo ao tribunal autorizar a aplicação do dispositivo em tela. É necessário a garantia do contraditório e ampla defesa e que poderá se mostrar a produção de provas contidas no art. 492 do CPC.

Barbosa Moreira, explica que, se a lei permitisse a inovação em sede recursal, conseqüências indesejáveis poderiam ocorrer , como : impedir que fatos importantes fossem adequadamente verificados pelo juiz( o que acontece em primeiro grau de jurisdição, como regra) ; incentivar a deslealdade processual ; poderia haver maior dispêndio de tempo, dinheiro e atividade.

De acordo com o art. 462 do CPC, há a possibilidade da parte alegar direito superveniente em sede de apelação.



PROCEDIMENTO DO RECURSO NO ÓRGÃO A QUO

De acordo com o art. 518…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.