Teoria Geral dos Recursos

Publicado em 22/04/2003

Referente ao juízo de mérito, a competência para exercê-lo é do órgão ad quem. O mérito do recurso , significa o objeto do reexame pleiteado pelo recorrente. No caso de recurso de agravo, no qual destina-se à impugnação das decisões interlocutórias, não dizem respeito ao mérito da ação.

Barbosa Moreira, lembra que , determinada questão, com a passagem de um a outro grau de jurisdição, pode deslocar-se do terreno das preliminares, onde se inscrevia, para vir a constituir, no procedimento recursal, o próprio mérito.

Na hipótese prevista no art.296 , parágrafo único, do CPC, a lei confere ao órgão a quo competência para apreciar o mérito do recurso, reconsiderando a decisão prolatada. Também no recurso de agravo de instrumento (arts.529 c.c.526) ou retido(art.523, parágrafo 2º) é possível a retratação.



REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS

A correspondência existente entre os requisitos de admissibilidade do recurso e as condições de admissibilidade do exame do mérito da ação, não há uma classificação homogênea na doutrina para os requisitos de admissibilidade do recurso.

Com base nos ensinamentos de Moacyr Amaral Santos, José Frederico Marques e Vicente Greco Filho, dentre outros, podemos classificar os requisitos de admissibilidade dos recursos em: 1. Pressupostos objetivos, dizem respeito ao recurso em si ( a: recorribilidade do ato decisório; b: tempestividade; c: singularidade; d: adequação; e: preparo; f: regularidade formal). 2. Pressupostos subjetivos , dizem respeito à pessoa do recorrente ( a:…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.