Teoria do Fato Jurídico Processual – Plano de Existência

Publicado em 09/10/2015

Podem ser unilaterais — quando se aperfeiçoam com uma única declaração de vontade, tal como o testamento e a instituição de fundações —, bilaterais — quando fundados em duas declarações de vontade concorrentes (opostas) e concordantes sobre um mesmo objeto, como é o caso dos contratos (quase todos bilaterais) — ou plurilaterais — quando declarações de vontade distintas advêm de mais de dois lados, convergindo para um mesmo objeto, tal como o contrato de constituição de sociedade (plurilateral em essência).

Alerte-se que não importa o número de sujeitos que se manifestaram volitivamente, mas o número de lados de que partem tais manifestações. “Por isso, o negócio jurídico unilateral pode ser realizado (=formado) por mais de uma pessoa, como um negócio jurídico bilateral pode ter mais de dois figurantes (=manifestantes de vontade), sem que percam sua identidade”. Não interessa a quantidade de pessoas, mas a quantidade de lados.

“Diferentemente dos negócios jurídicos bilaterais que se formam pela coincidência de vontades opostas sobre um mesmo objeto, os negócios jurídicos plurilaterais resultam de vontades distintas que convergem para um fim comum”. O contrato de constituição de sociedade é o exemplo mais visível, pois, mesmo que a sociedade seja constituída só por duas pessoas, isso não bilateraliza o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.