Solução Não Pacífica de Conflitos Internacionais

Publicado em 30/05/2005

SOLUÇÃO NÃO PACIFICA DE CONFLITOS INTERNACIONAIS


INTRODUÇÃO

"JUS IN BELLO". Este nome latino refere-se ao "direito da guerra", conjunto de normas, primeiro costumeiras, depois convencionais, que floresceram no dominio do direito das gentes quando a guerra era uma opção lícita pêra o deslinde de conflitos entre Estados. Jus in bello, o direito aplicável na guerra, era, pois aquele acervo normativo cujo entendimento não tinha a ver com a idéia preliminar do jus ad bellum, direito à guerra, o direito de fazer a guerra quando esta parecesse justa. Esta noção de guerra justa permeou a obra dos clássicos. Santo Agostinho assim qualifica aquele que obedece a um desígnio divino e lembra que, para outros pensadores, justa é também a guerra que vinga injúrias ou força a restituição do que fora indevidamente tomado, embora lhe pareça que a natureza humana recolhe sofrimento de todas as guerras, e que o homem sábio as encara com contrição e dor, ainda que justas. Muitos séculos fluíram até que ganhasse certa generalidade à idéia elementar de que em bom número de casos a "justiça" poderia encontrar-se com um e outro dos beligerantes, não excluída a perspectiva de que a certeza de obedecer a um desígnio divino dominasse o espírito de ambos. De todo modo a expressão guerra justa não desapareceu da linguagem corrente. Ela ainda hoje é ouvida nos foros internacionais, mas quase que tão só com o escopo de definir o uso da força naquelas raras hipóteses em que o direito internacional contemporâneo o tolera: a legitima defesa real contra uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.