Sistema Germanico Romano

Publicado em 22/04/2003

Sistema Germânico - Romano


Mesclagem dos Direitos


Pela fulgência de sua civilização e vastidão de suas fronteiras, tanto no Ocidente quanto no Oriente próximo, o Império dos césares foi sempre alvo da cobiça dos povos bárbaros, principalmente tribos teutônicas, em tentativas esparsas e frustadas a partir do 3º século, as quais recrudesceram se consolidaram nos séculos V e VI. Nem a tática política militar romana do reconhecimento ,como povos federados, nem a submissão a pesados tributos anuais em ouro, nem a concessão de determinados territórios foi suficiente para conter as investidas dos godos, vândalos, hunos, lombardos, francos e hérulos, povos repontantes dos mais diversos pontos do setentrião eurásico, da Germania à Sarmácia, do Elba a Danúbio às estepes russas e asiáticas.

Mas a diversidade de povos germânicos, agravada pelas constantes guerras entre eles próprios, determinou a falta de unidade do embrionário e estratificado direito que empregavam, todo à base costumeira. Destarte, se não foi assimilado em grande parte pelos conquistadores, o direito romano, por evoluído e sistematizado, se impôs ao direito dos vencedores de todo arcaico como as armas não se impuseram.

Os francos dominaram a Gália no século V, divididos em tribos sálica e ripuária. Aqueles são os elaboradores da lei Sálica, conjunto de regras costumeiras dos conquistadores, cujo conteúdo somente foi reconstituído no século XIX, e, versando embora sobre direito e processo penais, abriga princípios de direito…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.