Síntese da Evolução Histórico-Científica do Processo

Publicado em 24/05/2006

Síntese da Evolução Histórico-Científica do Processo


1- PERÍODO PRIMITIVO:

Faltam, por completo autênticas exposições processuais, mas em obras de datas, natureza e nacionalidades muito distintas se encontram dados e idéias acerca da Justiça e do seu funcionamento. Obras do tipo históricoreligioso, como a Bíblia, ou de caráter teatral, como "As vespas de Aristófanes" (442 a.c.), ou de índole jurídico-legal, como o "Código de Hammurabi", na Mesopotamia. Mas nenhuma destas obras pode ser caracterizada como ponto de antecedência ou referência . Jamais podem consistir em obras sistemáticas de Direito Processual. Apenas poder-se-ia dize-lo das noções do Direito Romano - da tripartição "pessoas, coisas, ações", quando então o Direito Processual era considerado pertencente ao Direito Privado.



2- ESCOLA JUDICIALISTA:

A partir do século XI, alongando-se pelos séculos XII e XIII, surge, na Itália, na Universidade de Bolonha, a Escola Judicialista. A ela pertence o pai das Instituições Processuais hispano americanas, o mestre Jacob das Leis, redator da famosa "A Partida III". Constituem um setor muito característico da produção dos Judicialistas as "pequenas somas", ou "Compêndios", que dividem os processos em fases denominadas "tempos", em geral, entre 8 (oito) e 10 (dez) dias. Os Judicialistas trabalham sobre a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.