Simulacro de Arma de Fogo – Cancelamento da Súmula 174

Publicado em 04/06/2003

SIMULACRO DE ARMA DE FOGO : cancelamento da Súmula 174 do STJ


Sem intenção de ser ventilada qualquer proposição elucubrativa, venho de forma sucinta tratar sob um enfoque especial, através de minha opinião, acerca de um dos assuntos mais discutidos e controversos na doutrina pátria e alienígena, como também na jurisprudência de forma geral.

O legislador pátrio, no exercício de seu mais nobre poder legiferante, definiu no Estatuto Penal Substantivo ( Código Penal ), mais precisamente no art. 157, § 2º inc I, uma causa legal de aumento de pena, definida pelo insigne professor Damásio E. de Jesus como modalidade de "roubo circunstanciado", em que pese existam opiniões contrárias e equivocadas ao classificá-la na modalidade qualificada, defendidas por alguns juristas, como p.ex. as advogadas Andrêsa Freita de Oliveira e Carmem Roberta dos Santos que dissertam assunto análogo no jus navigandi, sem deixar de mencionar algumas jurisprudências do Estado de São Paulo e alguns notáveis juristas, que digo de passagem são inúmeros. Destaco, todavia, que no Anteprojeto do Novo Código Penal, o legislador inseriu de forma expressa este parágrafo na modalidade de qualificadora do crime de roubo, com pena autônoma, desvinculada da pena contida no caput. Com isso, na atual redação, o legislador define que "se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma", a pena deverá sofrer majoração de um terço até a metade.

Muito embora em primeira análise pareça ser uma questão de fácil entendimento, isto não vem ocorrendo à luz da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.