Servidões e Usofruto

Publicado em 21/05/2005

SERVIDÕES

1 – Conceito. Notícia Histórica

O poder que o dono tem sobre sua propriedade, não é absoluto.

A servidão restringe o exercício pleno sobre a propriedade imóvel.

No período mais recente do Direito Romano, as servidões eram divididas em servidões pessoais (usufruto, uso, habitação e o trabalho escravos e animais) e servidões prediais.

O Código Civil de 1916 acolheu do Direito Romano as Servidões Prediais, mais estas ficaram dispostas como servidões propriamente ditas porque trataram as servidões pessoais (submissão de alguma pessoa ou coisa a outrem ou a algo) como servidões prediais, distinguindo-se neste ponto, de sua origem (Direito Romano).

Nas servidões prediais, há um estabelecimento de relação de serviência e submissão entre dois imóveis, independentemente de quem seja seus titulares. Portanto, o conceito fundamental das servidões é a de um imóvel servindo a outro, de forma permanente (direito real) e não eventual (direito pessoal).

Quando a serventia não tem utilidade para o prédio, não existirá então, servidão.

O instituto de servidão está disposta no Título V, Capítulo I do CC, entre os seus arts. 1378 a 1389.

Assim dispõe o CC:

"Art. 1378. A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.