Servidão Administrativa

Publicado em 22/04/2003

Estatui o § 2º desse dispositivo: "Para o fim previsto neste artigo, a faixa mínima de terreno necessária à perfeita segurança do tráfego de trens, terá seus limites lateralmente fixados por uma linha distante seis (6) metros do trilho exterior, salvo em casos excepcionais, a critério do Departamento Nacional de Estradas de Ferro".

Apesar de a lei não prever indenização, o Tribunal Federal de Recursos, em ação expropriatória, movida pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, para aquisição de faixa de terra destinada à construção da via Fernão Dias, no trecho de acesso à Rodovia Presidente Dutra, acolheu recurso do expropriado, a fim de incluir, na indenização, montante correspondente às duas faixas laterais sujeitas à servidão de não edificar. O Tribunal assim se manifestou: "Se é certo que, aberta a estrada, essas faixas laterais não mais poderão ser objeto de aproveitamento industrial ou residencial, sendo outrossim necessárias à destinação da obra pública, justo será tenha o proprietário indenização das mesmas, adotando-se, para tanto, o valore unitário acolhido para a área que constituirá o leito da estrada".

Servidão a favor do Sistema Rápido Metropolitano

Outra servidão administrativa foi provocada pela construção do sistema rápido metropolitano. Para construção, implantação e manutenção do sistema de transporte metropolitano, na verdade, foi necessário a imposição de servidões administrativas ou, ainda, a simples ocupação temporária, na área utilizada pelo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.