SEPARAÇÃO CONSENSUAL

Publicado em 22/04/2003

DA SEPARAÇÃO CONSENSUAL

 

1.1. HISTÓRICO DO INSTITUTO NO BRASIL

Até 1961, quando adveio o Decreto 1.144 que regulava o casamento entre pessoas de seitas dissidentes, a Igreja Católica foi a titular absoluta dos direitos sobre a instituição matrimonial.

Com o advento da República, a instituição matrimonial passou a ser regida pelo Decreto 181/1890, passando-se a permitir uma modalidade de separação de corpos, então chamada de divórcio, bem como o desquite. Tais institutos poderiam se dar inclusive por mútuo consentimento dos cônjuges, sendo requisito essencial o casamento com duração superior há dois anos.

Com a promulgação da Emenda Constitucional n.º 09, que se deu em 28/06/1977, passou a Carta Política vigente à época a admitir o divórcio nos casos previstos na legislação ordinária.

Com a edição da Lei n.º 6.515/77, conhecida por Lei do Divórcio, regulamentou-se então tanto o divórcio quanto a separação litigiosa e consensual, revogando-se, por conseqüência os artigos 315 a 324 do CC.

A atual Carta Política contempla o divórcio no seu artigo 226, §6º, sendo este possível após prévia separação judicial por mais de um ano (divórcio por conversão) ou quando comprovada a separação de fato do casal por mais de dois anos (divórcio direto).

 

1.2. ASPECTOS ESSENCIAIS E NATUREZA JURÍDICA

A sociedade conjugal, instaurada como casamento, dissolve-se pela morte de um dos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.