Securitização de Recebíveis Imobiliários

Publicado em 22/04/2003

SECURITIZAÇÃO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS


1. Introdução: contextualização da securitização no mercado imobiliário

Iniciou-se no Brasil, na década de 60, um processo de modernização dos instrumentos de circulação de riquezas, com a estruturação do mercado de capitais e a modernização do mercado financeiro. Um exemplo disso é a edição da Lei n.º 4.728/1965, que objetivava disciplinar o mercado de capitais e estabelecer medidas para seu desenvolvimento.

O mercado imobiliário, entretanto, não chegou a ser plenamente inserido nesse processo, mesmo com a criação de instrumentos para dinamizar a captação de recursos e desenvolver um mercado de hipotecas, como a cédula hipotecária e a letra hipotecária. Uma vez que o sistema de financiamento buscava recursos apenas na poupança, a criação dos títulos, que possuem garantia real imobiliária, visava-se a simplificar e dinamizar a circulação de créditos dessa natureza e gerar uma fonte maios abundante de recursos. Todavia, não se chegou a desenvolver um mercado de hipotecas, em função da perda de liquidez dos créditos e da delonga dos procedimentos de cobrança judicial, como também porque os contratos de financiamento que alimentariam o mercado foram contaminados logo no nascedouro por excessiva interferência do Estado, com conseqüente redução significativa do valor dos créditos correspondentes.

Por força dessas e de outras distorções, o SFH exauriu-se quase que completamente, não tendo mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.