Resumo do Livro – Ética – de Adolfo Sanchez Vazquez

Publicado em 30/11/2006

O bom com "boa vontade" é concebido num "mundo ideal", a-histórico e intemporal, que representa para os homens um novo "mais além".

Críticas a esta tese:

Por seu caráter abstrato, formal e universal, esta moral da "boa vontade" é impotente e inútil no mundo concreto dos homens reais, pois a sua condição de "boa" dependerá do contexto em que está inserida, da relação entre os sujeitos: o que a pratica e o que é afetado por ela, e inclusive dos seus juízos a respeito, e ainda das conseqüências que pode causar.

6.O bom com útil (Utilitarismo)

Defendem o bom como "útil", principalmente, Jeremy Bentham e John Stuart Mill.

Para esclarecer como os utilitaristas relacionam o bom com o útil, é necessário compreender suas respostas a duas perguntas:

  • Útil para quem?
  • Em que consiste o útil?

O utilitarismo sustenta que o bom é o útil ou vantajoso "para o maior número de homens", cujo interesse inclui também o meu pessoal.

Ele também aceita o sacrifício do interesse pessoal, da própria felicidade e até da própria vida, a favor dos demais ou em benefício da comunidade inteira. E este sacrifício será considerado bom, tanto quanto contribua para aumentar a quantidade de bem para um maior número de homens.

Conclui-se, portanto, que o bom como utilitarismo também é condicionado: um ato será bom se tem boas conseqüências.

Com relação a segunda pergunta, para Benthan, unicamente o prazer é o bom ou útil; o utilitarismo aqui combina-se com o hedonismo.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.