Responsabilidade Civil do Estado em Acidentes Automobilísticos

Publicado em 24/10/2006

Pode se afirmar com segurança que a doutrina quanto a responsabilidade civil do Estado, no Brasil foi desenvolvida entre duas doutrinas a subjetiva e a objetiva, como já colocamos no inicio do presente capitulo. Tendo uma elaboração lenta e gradual.

A responsabilidade civil da Administração pública no Brasil, foi marcado primeiramente pelas Constituições de 1.824 e 1.891, que não previam a responsabilidade da Administração. Previam apenas a responsabilidade do funcionário, quando esse se omitisse ou atuasse abusivamente no exercício de suas funções. Leis ordinárias entretanto previam a responsabilidade dos funcionários, e a jurisprudência passou entender que havia uma solidariedade entre o Estado e o funcionário.

Com a adoção do Código Civil , em 1.916 , acolheu-se a doutrina subjetivista estabelecendo em seu artigo 15: "As pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis por atos de seus representantes, que nessa qualidade causarem a terceiros, procedendo de modo contrario ao direito ou faltando a dever prescrito por lei salvo o direito regressivo contra atos os causadores de dano". Com esse dispositivo se consagrou a teoria da culpa, que muita discussão suscitou nos tribunais pois já se vislumbrava a possibilidade de responsabilidade civil do estado sem culpa, em determinados casos. Sendo um significativo avanço em consideração a falta de previsão da responsabilidade Estatal na Constituição de 1.891.

A Constituição de 1.934, acolheu apenas a solidariedade entre o Estado e o funcionário, nos casos em que este agisse, com negligência, omissão ou abuso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.