Resenha – Separação, Divórcio e Inventário por Escritúra Pública

Publicado em 20/08/2009

Por outro lado, não há impedimento de que seja realizada a separação ou divórcio extrajudicial na hipótese de o cônjuge ser analfabeto, quando será colhida a impressão digital deste, além de solicitar que alguém a assine a rogo, assim também é possível a representação do cônjuge na escritura de separação e divórcio, desde que o mandatário seja constituído por instrumento público, com prazo de validade do mandato de 30 dias.

Quanto ao pressuposto de que não existam filhos menores e incapazes das partes, bem como o nascituro (artigo 2º do CC c/c artigo 82, inciso I, CPC), a lei se refere somente aos filhos comuns do casal que está se separando ou divorciando, salvo o parentesco socioafetivo.

A fim de que seja realizada a separação ou divórcio extrajudicial a legislação exige também que os contratantes estejam assistidos por advogado comum ou advogados de cada um deles. No que tange a este requisito, o autor atenta para o fato de que o tabelião não poderá indicar advogado para as partes, pois estas deverão estar acompanhadas por profissional de sua confiança. Além disso, caso houvesse a situação de o advogado sempre ser indicado pelo tabelião, aquele estaria na qualidade de empregado deste, o que é vedado pelo Estatuto da Advocacia, uma vez que a advocacia é incompatível, mesmo em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.