Remédios Constitucionais

Publicado em 22/04/2003

 

INTRODUÇÃO

Com a promulgação da Constituição federal de 1988 ressurgiu o interesse em torno do estudo das garantias constitucionais, constituídas por ações especiais descritas no próprio corpo da Lei Maior – os writs – como eram definidos pelo direito inglês, de mesma natureza e com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos fundamentais colocados à disposição dos indivíduos.

Sua origem data das mais remotas Declarações de direito onde se revelava a preocupação com os direitos fundamentais do homem e cujo respeito deveria se impor à vontade do soberano. A magna Carta de João Sem Terra, editada em 1215, é considerada o embrião do direito inglês, e em seu art. 3º insinuava a liberdade do homem na terra.

No direito brasileiro as garantias constitucionais surgiram, expressamente, no corpo da Constituição Republicana de 1891, como o pressuposto da liberdade de locomoção – o habeas corpus.

Em 1934, a constituição Federal amplia as garantias a outros direitos: o mandado de segurança. Na carta outorgada em 1937, o texto não se repete, contudo, continua subsistindo o mandado de segurança como um direito instrumental previsto pela Lei Federal n.º 191, e mantido até a sua absorção pelo Código de Processo Civil de 1939.

Com a Democracia e a promulgação da nova constituição, elaborada por uma Assembléia Nacional Constituinte, especialmente eleita, os remédios ou garantias constitucionais sofreram notável reformulação e ampliação, pois…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.