Remédios Constitucionais

Publicado em 13/05/2005

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS


1. INTRODUÇÃO

Vamos aproveitar este espaço para falar brevemente sobre um tema que desperta muito interesse entre as pessoas de postura política mais ativa: os remédios constitucionais contra os atos de autoridades públicas. As ONGs se destacam pela atividade de campo em questões muito sensíveis, nos limites entre a riqueza e a pobreza, entre a bonança e a exclusão. Especialmente, as ONGs costumam atuar no campo das questões mais caras, que não costumam ser resolvidas porque tem pouca ou nenhuma rentabilidade.

Para essas questões, nas quais a estrutura estatal nem sempre é suficiente, o olhar cidadão das ONGs pode ser fundamental. Muitas vezes, as autoridades, por motivos irregulares, não têm interesse em resolver os problemas de suas competências. Outras vezes essas mesmas autoridades decidem de forma contrária ao espírito da lei (ou mesmo contrariamente à lei de maneira evidente). Enfim, ninguém é perfeito e a única maneira de tornar efetivos os direitos mais gerais defendidos pela Constituição brasileira é permitir a participação do cidadão.

Em linhas gerais, vamos destacar dentre esses "remédios" o Hábeas Corpus, o Habeas Data, o Mandado de Segurança e o Mandado de Injunção, Direito de Certidão, Direito de Petição, Ação Popular.

O Instituto do habeas corpus tem sua origem remota no Direito Romano, pelo qual todo cidadão podia reclamar a exibição do homem livre detido ilegalmente por meio de uma ação privilegiada que se chamava interdictum de libero homine exhibendo.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.