Remédios Constitucionais

Publicado em 23/10/2003

Tem-se como sujeito ativo do habeas data a pessoa física, brasileira ou estrangeira, ou ainda pessoa jurídica (que é protegida pelo mesmo corpo normativo das pessoas físicas).

Somente informações do próprio impetrante serão pleiteadas através do habeas data, nunca de terceiros. Esse caráter personalíssimo do habeas data deriva da própria amplitude do direito defendido, que tem por objetivo ser exclusivo do impetrante e não ser devassado ou difundido a terceiros.

O STJ, antigo Tribunal Federal de Recursos, admitiu que também os herdeiros legítimos do morto ou seu cônjuge supérstite poderão impetrar o "writ".

Poderão ser sujeitos passivos do habeas data as entidades governamentais, da administração pública direta e indireta, privadas que prestem serviços para o público ou de interesse público, e desde que detenham, os dados referentes às pessoas físicas ou jurídicas.

Traz, a Constituição Federal, um rol taxativo de algumas dessas autoridades referidas anteriormente (CF, Art.102,I,d; Art.105,I,b).


3. MANDADO DE SEGURANÇA


3.1 Histórico

Já nas Ordenações Filipinas, no Livro III, Título78, § 5º, estava estabelecido que "se alguém se temer de outro que o queira ofender na pessoa, ou lhe queira, sem razão, ocupar e tomar suas coisas, poderá requerer ao juiz que segure a ele e as suas coisas do ouro que o quiser ofender"

Porém, sua origem encontra-se na doutrina brasileira do habeas corpus, entre suas fontes incluem-se os vários writs do direito inglês e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.