Relação Jurídica

Publicado em 22/04/2003

O sujeito é passivo no sentido de dever a prestação principal, mas isto não exclui que ele também tenha direitos de exigir algo em sentido complementar. Como exemplo pode-se dizer que se um credor (sujeito ativo) que deseja antecipar o pagamento previsto no título, assistirá então ao devedor (sujeito passivo) o direito de apenas pagar na data do vencimento do título.

É claro que o devedor é sujeito passivo segundo a linha da prestação principal, o que não lhe tira, entretanto, a possibilidade de atuar ativamente nos elementos complementares da mesma prestação.


Sujeito Ativo


É o titular do direito subjetivo de ter ou de fazer o que a norma jurídica não proíbe. É o titular ou beneficiário principal da relação.

Sujeito ativo é aquele em função do qual existe a obrigação ou a prestação principal, entretanto, isto não impede que ele tenha deveres, correlatos ou não.

Este tem ainda a proteção jurídica, podendo ingressar em juízo, reavendo seu direito, reparando o mal sofrido em caso de o sujeito passivo não ter cumprido suas obrigações.


Objetos das Relações


O poder do sujeito ativo incide sobre o objeto imediato, que é a prestação devida pelo sujeito passivo, por ter a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.